Os Prémios DentalPro Best Dentist visam prestigiar o trabalho de excelência dos médicos dentistas portugueses com 22 galardões. Célia Coutinho Alves venceu o prémio na categoria Periodontologia.
“Tudo começou em 1994 quando entrei para o primeiro ano do curso de medicina dentária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto. Foram seis anos intensos e muito compensadores! Em 2000, saí formada com média de 16.3 valores, melhor média de curso o que me permitiu ganhar três prémios logo à saída da faculdade: Prémio Prof. Machado Capelas – LabMED 99 para melhor estudante F.M.D.U.P (media superior a 15.5 valores no final do 5º ano) – 1999; Prémio para o melhor aluno finalista 99/00 pela Universidade do Porto – 1999/2000; Prémio Eng. António de Almeida ao aluno de estudos pré-graduados da Faculdade Medicina Dentária Universidade do Porto pela melhor média (16 valores) 1999/2000. Logo em outubro de 2000 matriculei-me na pós-graduação de periodontologia da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto e a paixão pela área não mais parou de crescer…Tive a sorte do Dr. Manuel Neves me convidar para integrar a sua equipa em expansão e em janeiro de 2001, ainda a fazer a pós-graduação na faculdade pelas manhãs, comecei a trabalhar na clínica Dr. Manuel Neves pelas tardes. A ele devo muito enquanto mestre, formador, incentivador e exemplo profissional”, conta Célia Coutinho Alves.
Em 2004, Célia Coutinho Alves fez uma residência clínica em Boston, com o Dr. Myron Nevins, “um guru da periodontologia mundial, o editor do International Journal of Periodontics and Restorative Dentistry, uma revista de reconhecido mérito internacional. Lá assisti à sua prática privada, ao tratamento dos seus pacientes, revi com ele semana a semana toda a evidência científica na área da periodontologia, assisti às aulas de mestrado em Harvard University e fiz um curso de cirurgia mucogingival também em Harvard. Foram tempos de crescimento exponencial tanto profissional, como pessoal. Fiz outro grande amigo e encontrei outro mestre na periodontologia! Voltei mais rica a cheia de vontade de pôr em prática todos aqueles ensinamentos”, refere a médica dentista.
Em 2007, é admitida no programa de doutoramento na Universidade de Santiago de Compostela sob a orientação do Prof. Juan Blanco Carrion, e em setembro de 2015 entrega a tese final para defesa. Em janeiro de 2016 obtém o grau de Doutora em Estomatologia e Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade de Santiago de Compostela.
Em agosto de 2017 conquistou o título de especialista em periodontologia pela Ordem dos Médicos Dentistas, e em outubro abriu a CLINICCA com um grupo de trabalho multidisciplinar e um centro de formação certificado pela DGert.
Relativamente ao prémio atribuído pela DentalPro, Célia Coutinho Alves refere que se sente “muito orgulhosa” não só por ela, mas pela sua equipa e pela sua família “que sempre foram o alicerce e os pilares desta caminhada. Ninguém faz nada sozinha e eu tenho tido a sorte de encontrar pessoas que me estimulam e me aturam em todos os bons e maus momentos. E sinto, sobretudo, a enorme responsabilidade de continuar a fazer da periodontologia uma especialidade previsível e essencial na saúde oral dos pacientes. E de devolver aos colegas mais novos os ensinamentos que me passaram a mim, pois é esse o sentido da formação na sua essência: a genuína vontade de partilhar conhecimento e aprender mais”, comenta.
Para finalizar, a médica dentista deixa uma mensagem de felicitação a todos os premiados e agradece ao júri pelo reconhecimento: “Não vejo esta distinção como o alcançar de um objetivo, mas mais como um ponto no curriculum que me vem acrescentar responsabilidade enquanto periodontologista. Quero deixar uma mensagem aos colegas mais novos de que vale a pena perseverar no caminho de servir cada vez melhor o paciente, com ética e paixão pela medicina dentária de qualidade, que devem apostar na formação e na relação com as pessoas”.