Gil Alcoforado, Clínica Alcoforado

Jul 16, 2024

Os Prémios DentalPro Best Dentist visam prestigiar o trabalho de excelência dos médicos dentistas portugueses com 22 galardões. Gil Alcoforado conquistou o prémio na categoria Periodontologia.

Gil Alcoforado fez parte da primeira “fornada”, do grupo de 16 alunos do primeiro curso da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, em 1977. Depois de terminar os três anos no curso de medicina, decidiu ingressar pela medicina dentária. Começou a trabalhar no consultório do pai e, em janeiro de 1987, limitou a sua prática clínica à periodontologia, depois de várias estadias na Noruega e nos Estados Unidos e, em 1989, começou a dedicar-se também à área dos implantes. Em 1997, juntamente com um grupo, criou a Clínica Alcoforado que na altura era especializada apenas nas áreas de periodontologia e implantes. Por pressão dos próprios pacientes, ampliaram às outras especialidades, o que fez com que acompanhassem todos os avanços na área da implantologia, assim como nas outras áreas da Medicina Dentária.

Atualmente, Gil Alcoforado assume também o cargo de Reitor na Universidade Egas Moniz e faz parte de algumas associações, tais como a EAO (European Association of Osseointegration) e o ICD ( International College of Dentists).

Em relação à conquista do prémio DentalPro Best Dentist, Gil Alcoforado diz que “é com imensa honra, gratidão e humildade que recebo este prémio”, aproveitando para agradecer a todos que contribuíram para o seu percurso profissional: “Quero agradecer especialmente os meus pais, aos meus colegas, mentores e, claro, aos pacientes que confiaram sempre no meu trabalho. Este reconhecimento não é apenas uma celebração do esforço individual, mas sim o resultado do trabalho colaborativo de muitas pessoas dedicadas à minha área, e também às que comigo trabalham. A área da periodontologia tem evoluído significativamente nos últimos anos e tenho orgulho de fazer parte dessa transformação. Agradeço também à minha família pelo apoio e incentivo constantes, sem elas o meu percurso não teria sido com certeza igual. Este prémio motiva-me a continuar a investigar, ensinar e aplicar os melhores métodos para promover a saúde oral e melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes”.

“Gostaria de encerrar esta celebração com uma mensagem de inspiração e esperança dirigida aos colegas, sobretudo os mais novos. Este prémio é um testemunho do poder da dedicação, do esforço contínuo e do amor pela nossa profissão. Cada um de nós, como profissionais de saúde, tem a oportunidade e a responsabilidade de fazer a diferença na vida das pessoas. Todos os dias, ao entrarmos nos nossos consultórios, temos a hipótese de restaurar sorrisos, aliviar dores e melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes. Não subestimem o impacto que cada consulta, cada tratamento e cada palavra de encorajamento podem ter. Lembrem-se de que a verdadeira excelência não está apenas nas técnicas que dominamos, mas também na empatia e no cuidado que oferecemos. É a combinação de conhecimento técnico e compaixão que vos torna grandes profissionais. Continuemos a procurar o conhecimento, a inovar e a apoiar-nos mutuamente”, acrescenta.